Como funciona um helicóptero?

aluno, anac, aviação, curiosidades, escola, escoladepiloto, helicoptero, piloto -

Como funciona um helicóptero?

Ao contrário dos aviões, os helicópteros podem voar para trás, girar em torno do próprio eixo, e até mesmo parar no ar. Para isso os pilotos de helicópteros dispõem de três comandos principais:

CONTROLE COLETIVO

Responsável por fazer o helicóptero decolar, é uma alavanca que fica ao lado da poltrona do piloto, que pode ser movimentada para cima ou para baixo atuando no ângulo das pás do rotor principal, criando assim maior ou menos pressão para controlar a altitude da aeronave.

CONTROLE CíCLICO

O cíclico movimenta o helicóptero em quatro direções: Frente, trás, esquerda e direita. Normalmente posicionado entre as pernas do piloto, que empurra o comando para onde quiser que o helicóptero se mova.  Isso faz com o disco do rotor principal se incline, aliviando assim a pressão exercida em uma determina região da hélice.

PEDAIS

Quando a hélice do rotor principal começa a girar, o corpo do helicóptero tende a girar para o sentido contrário, obedecendo a Terceira Lei de Newton (Lei da Ação e Reação). Esse movimento é conhecido como Torque.

O rotor de causa evita que o torque comprometa a aeronave, possuindo pedais que fazem com que o piloto evite esse torque.  Dessa forma, ao pisar no pedal da direita, por exemplo, o piloto faz com que o nariz da aeronave se movimente para a mesma direção.