Curso preparatório para a prova de proficiência linguística da ICAO:

As comunicações via rádio são rotina para os pilotos, já nos primeiros voos de treinamento o aluno aprende a utilizar o equipamento na aeronave e a se comunicar utilizando a fraseologia padrão da ICAO. Clareza e atenção são fundamentais para a segurança do voo, principalmente quando estamos voando em outros países e falando outros idiomas.

O Inglês é a língua oficial da aviação e com o tempo surgiu a necessidade de avaliar e certificar os pilotos realizando voos internacionais. Atualmente, os pilotos só podem comandar voos internacionais se tiverem tal certificação. No Brasil a ANAC desenvolveu um teste de proficiência para avaliar esses pilotos. O principal objetivo é determinar se o candidato é capaz de compreender e comunicar informações.

Por que tirar o ICAO?

Além de ser essencial para o ingresso em linhas aéreas, a proficiência linguística é um enorme diferencial no currículo de todo e qualquer piloto que vise se destacar no mercado da aviação, dentro e fora do país.

Como funciona o teste?

O teste consiste de uma entrevista formal na língua inglesa entre o candidato e o avaliador, e abrange assuntos da aviação geral, incluindo a coordenação com órgãos ATC, meteorologia, emergências e conhecimentos técnicos sobre aeronaves de asa fixa.

Como é feita a avaliação?

São utilizados 6 critérios para a avaliação (Pronúncia, Estrutura, Vocabulário, Fluência, Compreensão e Interação). O resultado final do candidato é publicado pela ANAC, e pode ser dado como 3 (insuficiente), 4 (operacional) ou 5 (avançado).

Se prepare na Sikorski, e tenha aulas com professor que também é piloto e possui ICAO 5.